sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Deus e religião



O que a religiosidade e ciência humana tem trazido de crescimento, evolução e realização para a humanidade?

Desenvolvimento do pensamento, formação de caráteres, evolução e útil execução do conhecimento, fundamentação da fé criativa, objetivos no existir. Será?

Quantos dizem crer em uma religião, outros por não dedicar-se à ideia religiosa é chamado de ateu, descrente. Será que ter religião, professar religião isto significa uma vida profícua e útil? Ser igrejado significa que “esse tem Deus”, isto é ter plena fé e confiança em Deus?

A história humana nos serve de reflexo positivo para avaliarmos tais perguntas e nos acondicionar melhor diante dos fatos ocorridos. Será que práticas religiosas nos ajudam a crescer ou são anulantes para nosso desenvolvimento?

Vamos refletir: Não estou aqui fazendo apologia  quanto a ciência resolver ou religião não nos levar a nada, mas sim... Estou pensando sobre o que nos traz, não a que nos leva.

O que são valores humanos? A humanidade evoluiu, porém vemos tantas mortes ocorrendo de forma tão fútil, inútil e banal, e pouco pensamos nisto, o banal nos levando a banalidade.

Inclusive muitos seres humanos nos deixaram legados de conhecimentos, exemplos, comportamentos. Devemos a Eles muito do que temos hoje. Deus sabe como tratá-los, pois temos grande admiração e respeito pelos seus feitos, porém só (1) disse: Eu SOU o caminho, vou e voltarei, e farei meu projeto funcionar.

A ciência tem trazido evolução em diversos ângulos, tecnologia da comunicação, medicina, produção e outras coisas, inclusive a psicologia, neurociências nos trazido avanços no pensamento. E a religião,  penso que também tem muito contribuído, para um pensamento mais objetivo, fé criativa, equilíbrio emocional, esperança.

Mas, a grande massa da humanidade como está? Onde estão os valores? O que são valores?  Moral, ética, virtudes, educação, instrução, amor (relacionamentos), saúde física/emocional, fé criativa, competência, respeito.

Temos visto tanta banalidade tanto científica como religiosa. Principalmente daqueles que não são e se dizem ser. Infelizmente vemos tanta boçalidade, ostentação, fanatismo anulante, confissões falsas, medos paralisantes, ameaças imbecilizadas, e enfim desencontros fatais, que tem levado muitos a autodestruição.

Onde ficou a evolução, o crescimento, o desenvolvimento, os objetivos existenciais? Inclusive práticas inúteis, costumes, culturas, dogmas, doutrinas, travando a mente do ser, levando-o a desperdiçar existência.

Até quando estaremos sob pilares concretados em hábitos inválidos? Infelizmente hoje vemos tantas drogas mentais, emocionais, partindo-se agora para alucinógenos químicos e outros mais. Quantos seres totalmente desconfigurados da existência.

Ao ler muitos livros e a bíblia, lá encontrei. Jesus jamais ensinou, rotinas religiosas passivas e anulantes, muito menos fundou alguma religião. Inclusive disse: Dos 10 mandamentos reduziu a 2 FUNDAMENTOS. E disse, Eu sou o caminho, tal O CAMINHO que os apóstolos pregavam.

Busquemos um melhor caminho !

A que caminho está a evolução mental do ser humano? Para navegarmos no tempo, precisamos de arte, viver é arte. Jesus isto ensinou e ainda disse: Eu sou o caminho - o exemplo. Porque, quer queiramos quer não, cada um segue seu caminho.

O profeta OSEIAS, há muito tempo já nos oferece esta citação:

Almeida Revista e Atualizada  14.9   Quem é sábio, que entenda estas coisas; quem é prudente, que as saiba, porque os caminhos do SENHOR são retos, e os justos andarão neles, mas os transgressores neles cairão.
Almeida Revista e Corrigida  14.9   Quem é sábio, para que entenda estas coisas? Prudente, para que as saiba? Porque os caminhos do SENHOR são retos, e os justos andarão neles, mas os transgressores neles cairão.
Nova Tradução na Linguagem de Hoje  14.9   Que as pessoas sábias e ajuizadas entendam a mensagem deste livro e meditem nela! Os caminhos de Deus, o SENHOR, são certos; os bons andarão neles, mas os pecadores tropeçarão e cairão.

Vamos evoluir! Fé criativa ou razão nula? Tanto a fé quanto a razão são ferramentas importantes e decisivas para nosso crescimento, desde que manejadas com sabedoria, objetivo e bom senso.

Elvio

QUE DEUS ABENÇOE SEU CAMINHO !






Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...