terça-feira, 19 de junho de 2012

VIGIAI E ORAI


VIGIAI E ORAI
Vigiai e orai, assim diz Jesus conforme citado em Matheus 26:41. Interessante como vem explicitado o texto. VIGIAI e orai. Em primeiro lugar sede vigilante e quando virdes que algo não está legal ore! Será que  praticamos e damos sentido a estas palavras? Vigiar, estar atento, ligado, perceptivo. Qual a prática dos ensinos bíblicos para os dias de hoje? Penso não ser fundamentalmente não tão diferente dos princípios estabelecidos por Jesus, ou nada diferente.

Porém contrário a que muito se vê, a coisa inverteu, dificilmente vemos alguém falar para outro, “irmão ajude eu a vigiar”, mas sempre ouvimos “ore por nós, ore por mim”, talvez melhor ou mais eficaz, irmão ore para que eu torne mais vigilante, ore para que eu fique mais atento. Penso que isto vem do pensamento primário “Deus tudo vê”.O pastor é responsável para vigiar a Igreja.
Quem está com Deus não precisa se preocupar. Quando Jesus disse vigiar então estaria o mesmo errado?

VIGIAR NÃO VIAJAR
Julgo que ao assim pensar estaremos deixando de aplicar a citação de Jesus: Será que devemos vigiar antes mesmo de orar? Se não vigiar pode-se viajar durante a oração, ou na vida. Quantas vezes o ladrão ataca a casa de quem está viajando mas, viajem a parte,nossa vida é uma viagem pela terra, então vigie, os ladrões querem levar nosso caráter e imagem de Deus.

Temos que cuidar para que não caiamos na pratica onde o profeta Isaías, sob inspiração divina nos adverte. “Pois este povo se aproxima de mim e com a sua boca, e com seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens em que foi instruído”(Is.29:13), não queiramos ser este tipo de pessoa, mas a falta da vigilância pode nos afastar até mesmo da oração, uma oração apenas como pró-forma religiosa e não uma verdadeira ligação espiritual, pela falta de vigilância.

Quantas vezes eu mesmo pensei em outras coisas, preocupações outras durante uma oração. As empresas têm seus vigilantes, na estrada tem vigilantes, as cidades também. Penso que nossas almas também precisam serem vigiadas, e sempre atentos, e que no descanso “Ele” cuide. O que não podemos é sermos descansados e deixarmos tal incumbência  a outrem. Vigiar e orar, não só orar e nem só vigiar, infelizmente quantos deixam de lado a ambas.

Vigiai e orai! Apoc: 16.15 nos oferece a citação:

Bem aventurado aquele que vigia!
Na paz e Graça !

Vigiar, estar atento, analisando, avaliando.

"Jesus quando esteve na terra ELE disse que não sabia nem o dia nem a hora, mas depois ELE passou o Apocalípse, será que ELE ainda não sabe, depois que O PAI deu A ELE. o domínio... ?"

Um comentário:

Inajá Martins de Almeida disse...

Muito boa reflexão.
Realmente dia após dia estamos a nos distanciar de Jesus, sem o perceber. A própria Maria esqueceu Jesus no templo, sem se aperceber. Só durante caminhada de 3 dias indagou.
Será que não está acontecendo o mesmo conosco?
Orações fracas. Vigílias cansativas. Jesus não habita em templos feitos pelo homem, mas dentro de nós. A portas fechadas.
Gostei muito dessa viagem... Levou-me a outras tantas...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...