quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Valor da Gratidão...- Elvio Arruda

.
Muitas vezes parei a meditar sobre o valor da gratidão, ser grato, ser agradecido. Após muito pensar, tirei algumas conclusões que nada mais são que opinião individual sobre tal expressão.

Partindo da leitura bíblica, onde há muitas referências sobre Jesus agradecendo, dando graças ao Pai, por algo recebido. Logo penso,  quando esquecemos de agradecer, estaremos sendo apenas consumidores da boa vontade alheia, estamos cortando um elo, nos tornando "ingratos". Penso que reconhecer um favor recebido nos faz dignos de tal favor.

Quando agradecemos reconhecemos com alegria a disposição de alguém que, de alguma forma nos confortou. Enquanto o ingrato busca esquecer o favor recebido, talvez por julgar-se "digno de ser atendido, e não ajudado, o mesmo quer ser servido "como se serve a quem tem mais poder". Talvez pense:  Porque seria necessário reconhecer a boa vontade alheia?- Penso que assim, estes só estarão cortando a ligação de auxílio e ajuda, ficando a sós com suas amplas competências, de consumidor de atendimentos,... dignos de atenção.

Jesus mesmo com todo conhecimento e poder nos deixou um grande legado. Eu ainda confesso que não sei a extensão de tal visão, porém ELE, sempre agradecia e elogiava os "gratos".

Lembra-se da passagem bíblica: apenas 1 dos 10, voltou para agradecer, então não reclame da ingratidão, mas agradeça mais. Não sejamos um dos 9.

Lá em Apocalipse: Os anjos dizem: Agradecemos-te ó Pai...

Como disse o pensador: "O cheio de si, é apenas um vazio de tudo - Elanklever"

Vamos estudar e buscar entender melhor, assim poderemos sermos mais gratos e atinar  bom direcionamento a esta virtude. Pois há um que nos oferece grandes bençãos, e que jamais poderemos esquecê-las.

 "O ingrato quer ser servido sempre, porém aquele que busca ajuda será sempre grato, quem a outro não ajuda passa a sentir-se dono de servos", vamos pensar melhor ? Quem quer ser ajudado, dá as mãos. Porém aquele que apenas quer ser servido, reclama da mão alheia.

As vezes pensamos "sou grato", mas o que as pessoas pensam disto? Eu penso que as pessoas gostam de nós pelos que somos, e muitos também não gostam pelo mesmo motivo. 

Então, o melhor CAMINHO é construirmos nosso ser nas instruções e limites oferecido pelos mais sábio dos sábios. Jesus sempre elogiou a atitude do agradecimento, e deu-nos sempre exemplo disto.

O Psiquiatra Augusto Cury - no seu livro "A sabedoria nossa de cada dia" nos oferece esta citação ao qual transcrevo em partes (pag. 102/103). Aprender a agradecer tudo o que temos é uma forma excelente de cuidar carinhosamente de nossa saúde psíquica - Nossa mente.

A consciência da gratidão é uma das mais notáveis características da personalidade. É uma forma revolucionária de mudar as coisas, pelo menos dentro de nós. 

Devemos agradecer  o afeto e dedicação, devemos agradecer os trabalhadores que produzem os alimentos, batalhas vencidas, lutas perdidas. Uma pessoa saudável é especialista em agradecer.

Agradeça ! Vezes e mais vezes nos esquecemos, todavia não podemos desistir. Que Deus o abençoe!

QUE DEUS E N.SR, ABENÇOE RICAMENTE SEU CAMINHO !!!

Caso deseje ler outro artigo neste blog, indicamos:


http://busqueocaminho.blogspot.com.br/2013/07/passos-no-caminho.html


Obrigado !!!





3 comentários:

Elvio Arruda disse...

"Queremos mudar nossas aparências mas nem sempre os enganos" Elanklever

Anônimo disse...

Obrigada por me ajudar com a postagem. Estava procurando um textosobre "agradecimento". Obrigada.

Elvio Arruda disse...

Vole sempre, comente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...