sábado, 23 de junho de 2012

Sabedoria é uma conquista

SABEDORIA É UMA CONQUISTA.


Enquanto o Rei de Israel “Salomão” buscou conselhos e orientações ao Deus verdadeiro, tornou-se sábio, mas a sabedoria não é como uma pedra adquire-se e pronto. Sabedoria é virtude, sabedoria caminha, seus passos sempre seguem na direção dos conselhos. Sabedoria é como uma jóia, se não polir embaça. A sabedoria não é um presente, é uma conquista. O único conselho sábio e justo é a orientação do Espírito de Deus. Em salmos 119:30, o Rei David cita: - “ Escolhi o CAMINHO da verdade, propus-me seguir os teus juízos “ -. Só poderemos ser verdadeiros, tomar decisões sábias, e agir com justiça, desde que estejamos assentados sob o conselho do Deus vivo. Não de forma decorativa, mas aplicativa.

Mesmo tendo Salomão um período que fora chamado de sábio, saiu desta condição, quando iniciou sua caminhada de desvios, desviou-se dos conselhos de Deus, desviou-se dos próprios, antes, exemplos. Desviou-se de suas próprias palavras. Porém antes desta tortuosidade, deixou registradas algumas citações, inspiradas pela verdadeira sabedoria, aquela que provinha de Deus.

Vamos apreciar algumas passagens, que ficaram registradas:

Prov. 02:07 a 09 – Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos: Escudo é para os que caminham na sinceridade. Para que guarde as veredas do juízo e conserve o CAMINHO dos seus santos. Então entenderás a justiça, o juízo e equidades, e todas as boas veredas.

Prov. 24:16 – Porque sete vezes caíra o justo, e se levantará; mas o ímpios tropeçarão no mal.

Prov. 24:10 - Se te mostrares frouxo no dia da angústia, a tua força será pequena.

Assim como não sabes qual o CAMINHO do vento...também não sabes as obras de Deus, que faz todas as cousas. (Prov: 11 -5)

Prov: 1:7 – O temor “respeito” do senhor é princípio da ciência: Os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.

O primeiro passo para adquirir a sabedoria de Deus é não “DESPREZAR”. É viver buscar e prezar tal dádiva. Fruto da misericórdia, do amor, da graça de Deus. E não fazer como citado em Salmos 14:1 – Disse o néscio no seu coração. Não há Deus. Tem-se corrompido, fazem-se abomináveis em suas obras, e diz: não há ninguém que faça o bem – Enquanto no livro provérbios tem mais citações: Prov. 29:01 - O homem que muitas vezes é repreendido endurece a cerviz, será quebrantado de repente, sem que haja cura.

Lembra-te do teu criador, e depois venham maus dias e diga, não tenho neles contentamento. (Ecls12:1)

Leia mais artigos encorajadores neste Blog !

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...