terça-feira, 26 de março de 2013

Humildade !!!

O que é ser humilde?

Estive pesquisando no dicionário "Aurélio da língua Portuguesa", onde encontrei: Ser respeitoso, submetido, acatador, e outras definições tais como "Pobreza".

Será que ser humilde então é transformar-se, aceitando qualificações não tão aceitáveis ao mundo que vivemos, visto que, viver acatando tudo que nos dizem, submeter-se a tudo que nos é trazido, acatar ordens sendo submetido a tudo quando não nos convém, e ainda pobre.

Ficarmos como aquela coisa que fica colada na sola do sapato. Isso é ser humilde?

Será que uma pessoa de poucos recursos mentais e materiais é necessariamente uma pessoa humilde? Ou não tem nada haver ? Será que todos que tem posses intelectuais e materiais então não são humildes?
Penso que muita coisa errada existe quando se exprime essa palavra, tanto na expressão, quanto no entendimento da mesma.

No meu entender "humildade nada tem haver com pobreza". Para mim ser humilde é ser natural, equilibrado e ter noção condicional do seu ser, ter consciência que não sabemos tudo, precisamos viver aprendendo e reaprendendo, sermos humildes em aprender.

Uma pessoa que deseja aprender, estudar, crescer, TORNAR-SE MELHOR, pode ser muito humilde. Enquanto vemos muitos sabem tudo, cheio de arrogâncias e soberba. Talvez isto venha ser o melhor caminho para se fugir. Como diz o pensador Elanklever " Cheio de si, vazio de tudo".

Uma pessoa muito abastada pode ser simples e humilde, assim como uma pessoa que não possua bens, mas também não quer aprender nada, mas quer ser crítico do alheio, julgador do mundo, cheio de razão nula.

Para mim humildade é sentir a necessidade constante e consciência que se precisa aprender, estudar, crescer e se conseguir. Porque não ser uma pessoa reconhecida por seus valores? Muitos pensam que ser especialista em algo,  não é ser humilde. Será que humildade quer dizer ser inútil, passivo, coitado, insuficiente, dependente, e com poucos recursos mentais? E muitas vezes preguiçoso mesmo.

Em toda atividade da sociedade precisa-se de pessoas com suas formações a serem aplicadas no dia a dia. Todos precisam estarem sempre aprendendo, para mim esta é a ciência e a consciência da humildade, modéstia,  compostura. Sempre precisamos aprender e reaprender, encontrar O CAMINHO.

Mas não entendemos ou compreendemos as palavras e passamos a julgar de acordo com nosso desconhecimento. Deus quer que nos HUMILHEMOS?

A religião não nos esclarece, mas nos obscurece, porque não explica que humilhar não quer dizer rebaixar, nem se escravizar a boçalidades religiosas, nem empobrecer (tanto material como intelectual) e a que nos rastejemos. Agora para satisfazer egos humanos pode até ser, mas não ao Deus criador dos céus e terra.

Deus quer sim, que aprendamos, cresçamos, busquemos equilíbrio encontremos O CAMINHO. Coisa que seres humanos não desejam muito aos outros. Mas que sejamos naturais, modestos, cientes, conscientes e com bom senso crítico. Ser humilde é buscar crescer, reconhecer, ser... enquanto muitos querem que seja descer, deixar de ser. Inclusive cita "Meu povo sofre por falta de conhecimento".

Perdidos nesse labirinto, muitos se tornam desequilibrados, arrogantes, hipócritas e assim seguem a carruagem do desencontro existencial, intro e extro.

O Psiquiatra Augusto Cury em seu livro: Sabedoria nossa de cada dia, nos oferece estas citações entre muitas outras, que nos direciona a ótimo aprendizado: Os humildes julgam a si mesmos, os orgulhosos à outros. Os humildes conhecem suas limitações, os soberbos a dos outros. Os humildes são eternos aprendizes.  

E como cita o pensador: "O soberbo sabe tudo, embora anda um tanto deformado" Elanklever, e Millôr Fernandes "Quem não tem dúvidas, anda mal informado"

A vida é aprender, reaprender, aplicar-se. Mas para muitos diante da própria soberba julga que o importante é complicar, até que um dia se vê complicado. Um monte de desvios de caráter, invejas, arrogâncias, donos da razão nula, pensamentos fúteis, e um monte mais de desvios.

Devemos estudar, aprender para sermos cada vez melhores, melhor ainda ante alguém possa pensar, pois só quem é bom pode oferecer o melhor. Humildade é buscar ser melhor. Ser melhor é poder oferecer o melhor, será que todos querem isto? Agora quanto a ser melhor que outrem, não julgue. Julgais a si mesmos.
Eternos aprendizes...ou tem alguém que saiba tudo? E não precise aprender mais? Muitos invejarão suas, minhas qualidades, inclusive sua, minha humildade! Mas, mesmo assim não buscarão aprender. Outros espero que sim, todos ....

Humildade é o nutriente da maturidade - Augusto Cury

Pontos à repensar:

Filosofia -: Dar sentido à vida e ao conhecimento.
Humildade: Equilíbrio natural, emocional, bom senso, estudo e crescimento.
Agradecimento: O humilde agradece, sabe que somos parte de uma rede, o arrogante é o único.
Será que o humilde cobra humildade para de outros ?
Orgulho - A necessidade em ser conhecido, reconhecido, desconhecido.

2 comentários:

Patricia S² disse...

Olá Elvio!

Na busca de encontrar algumas respostas sobre o caminho no qual acredito, cai aqui no seu blog...e foi tudo útil para o meu caminhar.Dá um alivío saber que não estou sozinha nessa luta de só querer seguir o verdadeiro Caminho.
Parabéns pelo blog.
Um abraço.

Elvio Arruda disse...

Muito obrigado, espero que volte sempre !!! E que Deus abençoe seu caminho.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...