terça-feira, 25 de junho de 2013

Tendências

Manifestação da  tendência !

Tendência ao mal, o que é mal ? Mau ?
Tendência ao bem, o que é bem? Bom ?

Pensando sobre isto, podemos refletir: A construção do ser, a edificação do caráter, julgo estar diretamente proporcional a necessidade de satisfazer uma propensão, uma tendência, a que lado está apontando a bússola do desejo. Não estando ligada diretamente a construtividade ou a declinitude do ser.

As virtudes ou desqualificações comportamentais, reacionais do ser humano são manifestadas baseado em suas tendências. Acumulando proficiências ou deficiências.

Auto destrutivo/ Auto construtivo
Social evolutivo/social desvolutivo
Espiritual ascendente/Espiritual descendente.

Penso que assim se constrói a auto colocação diante do existir (ação/localização).

O que é então pecado?  Pecar é colocar-se alienado para com a construtividade e utilidade diante do projeto, existir.

Alienar-se, estar viciado, separado e doentio, diante das funções objetivas de um ser, útil, realizante e estruturante e com objetivos claros.

O estudo sério nos leva a pensar, avaliar, refletir, discernir, examinar, produzir e reter valores. Não posso afirmar que nossas deficiências estão no DNA individual, social ou espiritual, pois a luta é constante. A troca em esvaziar o inútil e reabastecer com o combustível da vida plena.

A busca, virtudes, tendências, erros de alvo, dúvidas , correções sempre farão parte da apropriação de valores, e natural afastamento dos desvalores. Penso que a isto Jesus chamou de CAMINHO, Ele mesmo caminhava, e disse, Eu sou O CAMINHO, inclusive deu exemplo. E nós caminhamos ou queremos ficar frente à uma placa?

Para quem  em Deus crê – Projeta e busca aliar-se a tal ideal.
Para quem em Deus não crê – Passa a buscar valores que provêm do acaso, das definições alheias que julga ter credibilidade e da autodefinição de certo errado e evolutivo.

O alienado de tudo é inimigo, em primeiro lugar de si mesmo. Para o objetivado, a busca de valores reais o faz viver em paz.

Paz não é ser passivo. Paz é a constante construtividade do eu diante do existir, cujos valores agregados faz do ser sentir que está evoluindo.

O importante é deixar o imediatismo. Seja alienante ou edificante. A educação, instrução faz do ser mais equilibrado e em melhores condições para evoluir. Individual, social, Espiritual. Como dito no início depende da qualificação dos valores da propensão sendo proativo e não reativo. Um pensamento convincente, claro e objetivo pode nos levar a esclarecimentos antes não pensados.

Uma pequena dica para reflexão "Pequenos detalhes, grandes diferenças" Elanklever. Temos que estar sempre atentos às tendências, internas e externas. Para o que não se gosta temos pré indisposição. Porém para o que gostamos predisposição, pendor, propensão. Onde desenvolvemos nossa aptidão !!!

Muitos apenas buscam manisfestar seus descontentamentos, deficiências, na busca de culpados, injustos. 

Devemos saber se temos propensões ao evolutivo ou desvolutivo. O que mais tem atravancado a evolução do ser humano é medo de pensar, refletir. O próprio Jesus disse: EU SOU O CAMINHO, um caminho se faz, avaliando, estudando, crescendo. Os maiores obstáculos é ficarmos parados diante de nossas razões, nulas, fúteis e inúteis.

Assim segue cada um seu caminho. QUE DEUS ABENÇOE RICAMENTE SEU CAMINHO !!!

Se desejar ler mais um artigo neste blog, veja o link abaixo
http://busqueocaminho.blogspot.com.br/2013/07/verdadeiros-adoradores-joao-424.html




Isaías 40:31 – Hebreus 6:6 – Col. 3 9 e 10.

Elvio Antunes de Arruda
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...