sexta-feira, 15 de março de 2013

Graça, Obras e fé

.
Salvação é Graça de Deus, agora obras é o esforço de cada um na regeneração. Obras não são bases para resgate, mas sim "obras"  o caminho da regeneração. Fé, é "crer" na certeza desta regeneração.

Vamos analisar, buscar um entendimento definitivo sobre tal citação. Ao atinarmo-nos a diversas passagens bíblicas, vemos apontada a constante citação. Fé, Obras, Graça.

Vamos ao plano que aponta à coisas futuras. A salvação é um projeto de Deus para o resgate da humanidade diante da queda  e prática do pecado "erro de alvo".

A salvação não é conquistada através de nossas OBRAS, mas pela obra propiciatória "para justificação", de nossos pecados antes mesmo de nascermos, tanto quanto ao pecado original,  quanto o praticado. Porque? Porque não teríamos nunca condições de oferecer um sacrifício "Uma obra" perfeita como resgate, e pelo que vemos nem é este o projeto de Deus.

Paira sobre a raça humana a condição de "decaídos",  não merecedores, por sermos filho e praticantes do pecado, sem méritos. Como que uma pessoa não qualificada poderá construir uma obra perfeita?

Temos então que entender que a salvação não provém de MÉRITOS próprios, mas sim da GRAÇA, do benefício, dádiva, para conseguirmos a paz com Deus e CAMINHARMOS para a santificação, o aperfeiçoamento para com as normas e ideais   do Reino de Deus.

Em Romanos 11:6. O apóstolo Paulo nos oferece a citação: Não é por obras, mas pela Graça. E se é pela graça já não é pelas obras, do contrário a graça já não é "seria" mais graça.

Não é por nosso ´"méritos", por nossas obras, ou outros atributos ou pagamentos.  Nem pessoais,  nem as normatizadas pela Lei. (Antiga Aliança).
Gálatas 2:16

Vamos então a que Tiago escreve: Tiago 2:14. Fé sem obras é morta, meus irmãos qual o proveito, tem a fé mas não tiver obras. Fé não quer dizer salvação, muitos desviam-se da fé e a perdem colocando a salvação em risco. 

Obras alimenta, conduz nossa fé pelo CAMINHO da salvação. Acontece e  muito de nos julgarmos salvos, aí então entramos em confronto conosco, por não entendermos que a OBRA é muito importante em todos os sentidos da vida. O trabalho de santificação, o trabalho de estudos, discernimento, ja se viu servo sem obras? E também a busca da sobrevivência com todos os encargos consequentes,  também o AMAI ao próximo, como? Sem obras, seriamos inúteis a mais! Inclusive as incumbências e responsabilidades, diante de nosso melhoramento pessoal, educação, instrução, sobrevivência financeira e muitas outras obras, que é de nossa responsabilidade sua boa e a melhor execução.

Nossa fé é que nos conduz pelo CAMINHO da graça, à salvação. O próprio apóstolo Paulo, cita que estava constantemente lutando, assim todos os caminhantes do Reino. Tiago 2:17 cita: Assim, também a fé se não tiver obras, por si só está morta.

Vivemos muito da fé vazia, certeza apenas na mente mas não no coração, continua Tiago dizer: mostra essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé.

A GRAÇA é benignidade imerecida (pelas nossas obras) mas nos ofertada como dádiva pelo mérito de N.Sr. Jesus. Agora a Obra de construção do Templo Interior, a limpeza e santificação deste Templo sim, inclusive nossas "responsabilidades", para com o mundo material como acima citado: Profissional, pessoal em que vivemos. Temos que aplicarmo-nos e muito, em busca do conhecimento, da aplicação e ação.

Um grande detalhe é que esquecemos de CAMINHAR. Jesus e os apóstolos pregavam o CAMINHO, não religião parasitante e paralisante, neste caminho há sempre novas paisagens, remoção de pedras, entulhos, edificações, e expressão de AMOR a Deus sobre todas as coisas e ao próximo.

Como amaremos sem obras, sem isto não temos nem amor próprio. E ninguém poderá oferecer o que não se possui. Obras faz parte da índole, do caráter de um servo. Já pensou então, servo do Reino.

Graça: Benefício, Dádiva, Paz com Deus, Favor. Obra de Salvação fora feita por JESUS, o único.

: Firmeza na execução de um compromisso, fidelidade, determinação, certeza de propósito.

Não confunda obras de salvação, com obras de fé "Crescimento espiritual, determinação, santificação, oração, vigilância, frutos do espírito, e a limpeza do Templo interior, conquistas". 

O mérito  todo (da graça) é de Jesus. Rei dos Reis !!! Senhor dos Senhores!!! A graça é de Deus para conosco, e o dom da Fé é nossa certeza na Graça. Antes de acreditarmos, ELE ja acreditou em nós, vamos a luta !


Espero que tenham gostado e acrescentado: Comente ! Aumente..

QUE DEUS ABENÇOE RICAMENTE SEU CAMINHO!

Elvio





Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...