quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Mefibosete - Neto de Saul

II Samuel 4:4 - E Jônatas, filho de Saul, tinha um filho aleijado de ambos os pés era da idade de cinco
anos quando as novas de Saul e Jônatas vieram de Jizreel, e sua ama o tomou, e fugiu, e sucedeu que,
apresando-se ela a fugir, ele caiu, e ficou coxo; e o seu nome era Mefibosete.

Filho de Jônatas. Bem possivelmente quando criança ou ao começar a andar, desfilava no palácio do "Rei". Junto a família e com certeza, se aninhava ao colo do avô, e assim vivia entre os seus. Naturalmente alheio a tudo oque ocorria.

O futuro Rei Davi, como por ele mesmo expresso "segundo os escritos bíblicos".Isto assentado no Livro de Reis. Tinha ele grande amizade e afeição pelo pai do pequeno Mefibosete, como dito, neto do Rei.
Nesta época quando um Rei era deposto, sua família sofria nefasta consequência. Ocorriam fatos que fugiam à ordem das coisas, traições, mortes por assassinatos, contendas. Na maioria dos casos eram mesmos tomados todos os bens e a família desaparecia do cenário. Seus membros feitos escravos ou executados, por ordem do novo Rei ou vingança.

Conta porém a história que no caso citado. O Rei Saul e seu filho Jônatas, após terem sico mortos em luta
contra inimigos externos. Esta citada criança, fora pega pela sua Ama que o amava, ao qual fugiu com o mesmo, levando-o para que o pequeno não viesse a ser morto. Com a mais objetiva certeza, essa mulher o quis salvar visto o efusivo amor que sentia por aquele ser. Só que nessa fuga, ela caiu, e neste acontecimento a criança quebrou ambas as pernas, e que a criança sem assistência alguma sarou mas ficou aleijada, visto não ter sido adequadamente curada. Pelo que conta a história, o mesmo cresceu assim, mas escondido.


Um dia porém, o Rei David que ocupava o trono, perguntou aos seus auxiliares. Há ainda algum parente, ou descendente de Saul?



Ao que talvez constrangidos, mas fiéis responderam. Parece que há um neto, com defeitos físicos e que vive

com muita dificuldade. Ao que o Rei imediatamente determinou que o procurasse o o trouxesse perante Ele.
Sim o Rei teria dito: Busque-o agora e TRAGA PERANTE MIM !

Fiquei a pensar...Será que esta história não se repete hoje? Nós cheios de problemas, aleijados morais, espirituais. Muitos escondidos em cavernas depois da fuga , angustiados, cheios de vícios. Enquanto o Rei está mandando buscar, e estamos morrendo de medo de sermos executados, visto que somos descendentes não cotados para o novo Rei? Ou desconhecemos os propósitos pelo qual este Rei dos Reis chegou ao trono da terra.

Quando o menino já moço,  foi encontrado na terminologia de hoje teria pensado "A casa caiu". Mas sabe o que o justo Rei determinou? Que fosse cumprido o que teria prometido ao Pai da Criança. Cuidar do mesmo. A ele fora entregue todos os bens pessoais do avô, e que o mesmo comeria junto à mesa do Rei todos os dias de sua vida.

E hoje? Quanta gente fugindo do Rei! Quanta gente distante da mesa! Quanta gente temendo a justiça de Deus! Tentando esconder-se do Rei. Será que este Rei ja não deixou a mesa pronta? O justo Rei dos Reis, que deu sua vida aos súditos não está procurando os fugitivos que queiram voltar.

Vamos pensar?

II Samuel 4:4 - E Jônatas, filho de Saul, tinha um filho aleijado de ambos os pés;era da idade de cinco
anos quando as novas de Saul e Jônatas vieram de Jizreel, e sua ama o tomou, e fugiu; e sucedeu que,
apresando-se ela a fugir, ele caiu, e ficou coxo; e o seu nome era Mefibosete.

Leia em sua Bíblia...e faça sua reflexão.




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...